Baker admite carteira para indocumentados após apelo de crianças
12/21/2019 16:29 em Novidades

BOSTON – O governador de Massachusetts, Charlie Baker, admitiu nesta quarta-feira, 18, que pode aprovar a carteira de motorista para residentes em status imigratório irregular no próximo ano. A luz no fim do túnel surgiu após a visita de dezenas de crianças, filhas de imigrantes, que distribuiram cartões e cantaram canções de Natal na State House na tentativa de sensibilizar os legisladores sobre o assunto.

No encontro com a pequena Daniella, Baker disse que não poderia prometer a aprovação da habilitação para os imigrantes indocumentados para esse ano porque as atividades legislativas já foram encerradas, mas se comprometeu a trabalhar para chegar a uma solução em 2020, afirmou a campanha da Driving Families Forward em sua página no FacebookDesde que assumiu o governo em 2015,  o republicano afirmou diversas vezes que vetaria uma legislação nesse sentido.

No ano que vem, a Assembleia Legislativa volta a discutir o Ato de Mobilidade para Famílias e Trabalhadores que viabiliza a  carteira de motorista para imigrantes indocumentados após passarem por  treinamento e avaliação.

O documento seria uma alternativa para a Real ID, habilitação nacional que exige a comprovação da cidadania e status regular no país, que passa ser obrigatório a partir de 1 de outubro de 2020 em todo os Estados Unidos.

Atualmente, o Distrito de Columbia e 13 estados permitem que imigrantes indocumentados tenham acesso a carteira de motorista no país:  Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Nevada, Novo México, Nova York, Utah, Vermont e Washington.

 

FONTE BM NEWS

COMENTÁRIOS