Comunidade brasileira se unem para que seja aprovado projeto de lei que da direito a carteira de motorista independente do status emigratório.
09/04/2019 22:04 em Novidades

Aconteceu nesta quarta feira 4 de setembro de 2019 na Câmara dos Deputados de Massachusetts a audiência publica para discutir o projeto de lei que concede o direito a carteira de motorista para todos os residentes, independente do status imigratório.

Muitos defensores do direito de dirigir de forma segura estiveram na State  House na audiência que foi marcado por testemunhos que chegou a comover alguns dos representantes na comissão como foi o depoimento de um menino de 11 anos que falou chorando sobre a importância do direito de ir e vir que sua mãe não tem, por não ter uma carteira de motorista. Grupo de ativistas se mobilizaram para conscientizar outras pessoas a estarem unidos neste dia. 

  O Padre Marcos Caldeira da Igreja Católica de Hyannis destacou a importância do apoio da comunidade brasileira e envolvimento na causa e que hoje e um dia que entra para história com a possibilidade de todos serem beneficiados com a tão sonhada carteira de motorista e ser reconhecidos diante do estado podendo obter alguns outros direitos.

  Denominado Work and Family Mobility  Act, H.3012/S.2061, esta em analise no comitê de transporte. Nos Estados Unidos 13 estados já aprovaram uma lei semelhante o que trouxe vários benefícios, maior segurança no trânsito e crescimento econômico.

  Natalícia Tracy diretora do Brazillian Work Center destaca a importância deste dia

e diz que e grande valor que a comunidade brasileira abraçasse essa causa que beneficia a todos que precisam da carteira e que essa iniciativa da audiência publica foi um grande passo para adquirir a carteira de motorista para todos os residentes em Massachusetts. Hoje o comitê de transporte esteve ouvindo os depoimentos para nos próximos dias estar decidindo se votam ou não a favor do projeto de lei, caso seja rejeitada o processo então volta a estaca zero e só poderá se reaberto em 2021.

Cerca de 80 pessoas falaram na audiência publica, sendo que muitos foram contra mais uma grande parcela falando a favor dos imigrantes.

Já para a colega de redação Liliane Paiva do Brazillian Times que também esteve cobrindo o evento vale apena destacar o envolvimento da comunidade com grupos mais conscientes em busca de oportunidades e de ter muitas pessoas de peso falando a favor dos imigrantes, bem como médicos, pessoas da área de educação, religiosos, prefeitos de cidades que apoiam os imigrantes com depoimentos favoráveis. 

Vanessa Rendeiro que mora na Ilha de Nantucket  e trabalha no Centro de Recurso de Imigração, falou para reportagem da Radio New Life Web que valeu apena esta nesse dia  tão importante para comunidade que foi valido todo esforço, mesmo tendo perdendo o dia de trabalho, mas disse que na verdade ela ganhou por estar lutando por uma causa tão nobre e de grande valor que vai beneficiar a todos. Ao falar a comissão a brasileira disse que quis ser a voz de todos que não puderam esta ali, e principalmente se expressar diante das autoridades e destaca ainda, Rumo a vitória!!

O projeto de lei deve seguir agora para apreciação dos deputados ate chegar ao Governador, que vai assinar favorável ou não a carteira para os imigrantes.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!